Uma filosofia

Inicio este post com uma apresentação de slides que encontrei no slideshare.

Ontem estive em um treinamento de A.P.H ( atendimento pré-hospitar ) e, nisto tive a oportunidade de aprender e realizar ( em simulados ) alguns dos procedimentos de resgate utilizados pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros.

Sempre considerei admiravel e respeitavel os serviços prestados pelos bombeiros e pelo SAMU e sabia que éra stressante este tipo de serviço, porem ontem senti na pele uma pequena parte de como é ter a pressão e stress dos serviços e, com toda a certeza posso dizer que mesmo tendo toda a pressão e stress é emocionante este tipo de serviço e imagino o como deve ser a sensação de poder ajudar a vida de alguem que está quase passando para o outro lado.

Simbolo do Resgate e significado de cada ponto

Simbolo do Resgate e significado de cada ponto

Mesmo sendo um tanto pequena, nesta imagem dá pra notar quais são as bases do atendimento do resgate e passos realizados da equipe do resgate.

O aprendizado e responsabilidade são imensos assim como deve ser o equilibrio mental durante uma operação.
Já imaginou o que ocorreria se há a pessoa não possuir equilibrio e atender um caso onde a pessoa foi decapitada ou está esquartejada e agonizando?

Há ainda muito para crescer neste setor, em especial o SAMU, principalmente pelo fato de que o SAMU apenas atende os Estados onde os prefeitos daquela cidade dizem se possui ou não. Acredito que deveria ser um serviço publico obrigatório em todas as cidades brasileiras, mas ainda assim não deixa de ser admiravel e respeitavel.

E para concluir o post, uma ultima informação, fica aí os telefones:

192¹ – SAMU
193 – Corpo de Bombeiros
199² – Rede Centralizada de Atendimentos

¹ – Se sua cidade possuir
² – Este serviço somente opera na cidade de São Caetano do Sul – SP e gerencia todos os serviços publicos de emergência.

Anúncios

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: